Como investir no exterior com IVVB11?

Como investir no exterior com IVVB11?

Tempo de leitura: 5 minutos

A maioria dos investidores procura formas de diversificar as suas carteiras. O objetivo, nesse caso, é conseguir a maior rentabilidade com o menor risco possível. Neste artigo, você será apresentado a uma excelente forma de diversificação de ativos: o IVVB11.

Primeiramente, é importante perceber que ao investir nesse fundo ETF (Exchange Traded Funds), você não só estará diversificando o país de investimento como os setores de atuação das empresas.

Ao terminar este artigo, você saberá o que é o IVVB11, como ele funciona, quais são as vantagens e as desvantagens de escolher esse ativo como investimento.

Então, vamos lá:

O que é IVVB11?

ETF IVVB11 Investimento Exterior

O IVVB11 é um ETF (Exchange Traded Funds), um produto financeiro que junta as características dos Fundos de Investimento com as Ações.

Ao investir em um ETF, você compra cotas, assim como nos fundos, e pode comercializá-las — vender e comprar — sempre que desejar na bolsa de valores.

Mas essa não é a principal característica dos ETF’s. O que destaca esse produto dos demais é que eles seguem determinados índices.

Afinal, se o índice sobe, o investidor tem a sua rentabilidade naquela mesma proporção.

O IVVB11 segue o índice S&P500, portanto reúne as 500 principais empresas de capital aberto dos Estados Unidos.

Como Funciona o investimento no IVVB11?

Você pode adquirir cotas do IVVB11 em qualquer corretora de valores mobiliários e esse dinheiro investido terá o valor vinculado ao índice S&P500, ou seja, você passa a ser remunerado na mesma proporção da valorização do índice.

Se 1 dia após a aquisição de cotas do IVVB11 pelo valor de R$10.000,00 o índice S&P500 subir 2%, isso quer dizer que você terá um ganho de R$ 200 — depois serão cobradas as taxas de administração e IR.

Para vender as cotas, basta mandar a ordem para a corretora — da mesma forma como ocorre com as ações.

Agora, como o IVVB11 é vinculado ao índice S&P500, vamos conhecê-lo um pouco mais.

No gráfico abaixo, podemos notar o comportamento do IVVB11 frente ao seu índice de referência.

IVVB11 Investimento no Exterior

Os dois gráficos tem o mesmo formato, mas há uma pequena diferença referente à taxa de administração cobrada pelo fundo para a gestão do mesmo.

Índice S&P500

Maiores Empresas Sp500

Esse é um índice norte americano e um dos principais do mundo. Aliás, ele é analisado por muitos investidores e economistas para medir a saúde da própria economia global.

O índice é composto pelo valor de mercado das 500 principais empresas de capital aberto dos Estados Unidos. Na imagem acima, destacamos as maiores empresas que fazem parte desse índice e o seus respectivos valores de mercado.

Quanto maior o valor de mercado de uma empresa, maior o peso dela no índice. Dessa forma, as dez maiores empresas terão um peso bem maior do que as 10 menores dentro das 500, por exemplo.

Como é um índice amplo que abarca empresas de diversos setores, a volatilidade dele é reduzida, ou seja, o risco estará diluído.

Só para ilustrar a importância desse índice, o S&P500 é utilizado muitas vezes para refletir não só a situação econômica dos Estados Unidos mas também do mundo todo.

Vantagens ao Investir no IVVB11

A principal vantagem de investir no IVVB11 é a possibilidade de apostar no crescimento das principais empresas norte americanas, sobretudo com investimento feito em moeda nacional (Real).

Ao mesmo tempo, existem outras vantagens:

  • Diversificação global: se as empresas brasileiras sofrerem com alguma crise nacional, a sua carteira não diminuirá tanto.
  • Diversificação setorial: como o índice S&P500 é amplo e abarca empresas de todos os setores, você terá uma diversificação setorial.
  • Proteção cambial: seguindo o raciocínio da diversificação global, se o dólar subir muito, isso pode significar uma alta nas empresas dos Estados Unidos. Dessa forma, investir no IVVB11 pode funcionar como um Hedge (proteção) Cambial.
  • Mercado estável: o mercado financeiro norte americano é mais estável do que o brasileiro.

Desvantagens

Mas também há algumas desvantagens. Destacamos, por exemplo:

  • Taxa de administração: ao investir no IVVB11 você deverá pagar uma taxa de administração do fundo, hoje em 0,27% ao ano.
  • Imposto de renda: os produtos financeiros do tipo ETF, dos quais o IVVB11 faz parte, não são isentos de Imposto de Renda. A alíquota do IR é de 15% sobre as vendas com lucros.
  • Sem escolha de ativos: no IVVB11, você está apostando na média de crescimento das 500 principais empresas norte americanas. Assim sendo, não é possível escolher separadamente quais ativos — ações de empresas — você apostará.

Compensa investir no IVVB11?

De forma geral, o IVVB11 é uma excelente forma para diversificar uma carteira de investimentos. Existem outras possibilidades, mas ele deve ser considerado sim.

Espero que tenha gostado do artigo e que considere o IVVB11 como uma opção para os seus investimentos.

Lembrando que esse é um investimento em ações (renda variável), portanto apresenta um alto componente de volatilidade (risco).

Assim, é importante que o leitor também tenha investimentos em renda fixa e uma reserva de emergências, de modo a balancear a sua carteira de investimentos, mitigando o risco.

Em resumo:

  • IVVB11 é um ETF (fundo que segue um índice e é negociado em bolsa);
  • O IVVB11 segue o índice S&P500;
  • O S&P500 reúne as 500 maiores empresas de capital aberto nos Estados Unidos;
  • Esse investimento pode ser usado como proteção (hedge) cambial;
  • Ao investir nesse ETF, é possível reduzir o risco de uma carteira que contenha ações de empresas brasileiras.

Qualquer dúvida, deixe nos comentários. Certamente ficaremos felizes em te responder.

Curso Bolsa de Valores